sábado, 15 de setembro de 2007

Lisboa-Funchal na Easyjet

Tem sido uma notícia muito aguardada nos últimos tempos mas tarda em chegar. Com a anunciada liberalização do transporte aéreo entre Lisboa e Funchal e como o fim de algumas obrigações de serviço público nesta rota, abrir-se-á lugar para a operação de novas companhias, designadamente low-cost. Apesar de muitos terem dúvidas quanto a isso e apresentarem já uma espécie de saudosismo em relação àquilo que vão ser os velhos tempos - os tempos em que, na TAP sem concorrência, os preços eram high cost e o serviço bem low cost - tenho uma visão muito optimista em relação ao que vem aí. É claro que é previsível que as tarifas sem restrição fiquem mais caras; mas os ganhos são muito superiores às perdas!

Os responsável da Easyjet, em diversas ocasiões, têm mostrado o seu interesse na rota Lisboa-Funchal (bem como noutras rotas domésticas) e o que parece mesmo é estarem à espera da publicação da nova legislação para poderem avançar. Ainda ontem o confirmou, numa entrevista ao Semanário Económico, Arnaldo Muñoz, o director da Easyjet para o sul da Europa.

Resta, então, esperar que o Governo da República tenha uma luz de eficiência e, para variar, faça qualquer coisa a beneficar a população das regiões autónomas. A este propósito é de recordar que o anúncio da liberalização foi feito pelo secretário de estado em Fevereiro de 2007... Sendo que, então, esperava que dentro de 2 meses, pudessem ter já alguns resultados!... Depois da autorização da UE, as perspectivas apontam para que a legislação seja publicada em Outubro... A ver vamos.

Sem comentários: